terça-feira, 26 de maio de 2009

Já Ouviu Falar da Civilização Chachapoya?


Assistindo ao Bom Dia Brasil hoje, vi uma matéria muito interessante sobre a Amazônia Peruana. A reportagem falava sobre uma civilização pré-inca: os Chachapoyas. A cidade foi construída no topo da Cordilheira dos Andes no seculo 12. Protegida por uma muralha em pedra talhada de 30 metros de altitude e 600 de comprimento, a cidade foi uma das primeiras da América.
Hoje, restam ruínas das 420 casas que formavam as ruas da comunidade. De acordo com pesquisadores, nas casas maiores, moravam entre seis e oito pessoas. Na cozinha, segundo pesquisas, o trigo e o milho eram moídos em pedras. E ao que tudo indica, o armário embutido surgiu nesta civilização.Eles guardavam suas roupas, seus objetos pessoais, dentro das paredes de pedras. Uma prova de que muito antes da descoberta, as civilizações que ocupavam as Américas já eram organizadas. As casas tinham formato circular.
Um dos maiores desafios dos estudiosos, no entanto, é descobrir como este povo desapareceu.
Na cidadezinha de La Jalca, um monumento precioso. No local, chachapoyas e incas tentaram, mas não conseguiram, resistir à invasão dos conquistadores espanhóis. Depois da conquista, o abandono. A dificuldade de adaptação ao clima clima de muita chuva e o frio de 3 mil metros de altitude, fez com com os espanhóis abandonassem La Jalca. Mas deixaram uma herança que hoje ainda é considerada um dos patrimônios mais importantes do norte do Peru: uma igreja do século 16, construída pela tecnologia chachapoya, com pedra sobre pedra.

Fonte: Site do Bom Dia Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

aqui tem um video legal de chachapoyas.

http://www.youtube.com/watch?v=5xBVon1f8YM&feature=channel_page